Joshua Bell.Photo by Chris LeeO violino é um dos instrumentos melódicos com sonoridade mais bonita. Porém, para tocá-lo é necessário ter cuidados para não prejudicar sua saúde e consequentemente seu desempenho. Hoje, no Portal Serenata daremos algumas dicas importantes para melhorar sua postura ao tocar e evitar problemas de saúde.

Cavalete: Evite usar o cavalete muito alto. Ele dificulta a digitação, principalmente nas posições mais altas, e faz com que o violinista faça um esforço desnecessário. O ajuste é rápido e barato e evita problemas futuros. Faça também manutenção do seu instrumento. Além de conservá-lo por mais tempo melhora a tocabilidade.

Tamanho do violino: Para as pessoas de baixa estatura não é indicado o uso de violinos grandes.  Este é mais um detalhe que exige um esforço do músico maior do que o necessário . Porém, muitos deixam de trocá-lo pelo apego ao instrumento e por estarem adaptados.  Pela sua saúde, desapegue! Peça ajuda a um profissional que possa indiciar um violino compatível com seu tamanho e nível de desempenho.

Forma da queixeira: Este é um dos detalhes mais importantes para quem toca violino. Para o apoio do instrumento, você não deve deixá-lo preso ao seu corpo.  Ele deve ficar solto porque é no maxilar é que a queixeira irá se apoiar.

É necessário também escolher a queixeira certa. Cada estereótipo (tamanho de pescoço, maxilar, etc..) tem sua particularidade. Escolher o acessório evita com que você tenha que mudar de posição o tempo inteiro diminuindo o desgaste. Lembre-se, a estética deve ficar em segundo plano! Na hora de escolher sua queixeira opte por aquela que seja compatível com você e não a mais estilosa.

Spalleira ou Ombreira: Evite usar o suporte em uma altura muito maior do que a indicada para fixar o violino. Isto faz com que a cabeça fique imobilizada sobre o violino  causado desiquilíbrios entre a a cabeça e pescoço. Experimente com cuidado e encontre aquela mais compatível com você. A maioria dos acessórios do mercado oferecem várias possibilidades de regulagem, por isso, é só procurar aquela que se adapta melhor a você.

Arco: Escolha um arco de qualidade! Além dele fazer com que sua música soe muito melhor, um acessório de baixa qualidade exige um esforço no lado superior do violonista que podem causar lesões. Observe o tamanho, peso, curvatura e elasticidade de acordo com seu repertório. Este acessório é  responsável por maior parte de articulações, por isso, deve ser escolhido a dedo. Cuide-se!

Na loja virtual Serenata temos diversas opções de violino para todos os gostos e níveis de violinista. Confira alguns modelos!  Abaixo a lindíssima perfomance de Andre Rieu em um tributo ao ídolo do pop Michael Jackson